domingo, 14 de agosto de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NOVO TEMA DO BLOG tudoderestaurante Perguntas e Respostas São Perguntas feitas pelos amigos internautas e interessados.

 

O internauta
Sou profissional em outra área e sonho em montar um restaurante.

É um prazer poder participar deste teu sonho que espero que se realize, vou responder suas perguntas. se permite em primeiro lugar devemos saber qual o tamanho deste restaurante, mais cuidado para não fazer um elefante branco ( um restaurante grande que exija uma grande estrutura física e de pessoal) isso é um perigo para os custos operacionais (despesas fixas )



1 - Como faço para que uma comida seja preparada rapidamente (por exemplo peixes que são congelados)?

R - Para o peixe o segredo é quando chegar as compras limpe e porcione (postas ou filet)para congelar depois é só descongelar conforme a venda, 10 minutos antes leve na água ou se você tiver uma previsão de vendas deixe as porções para uso diária na geladeira e mantém as demais porções no freezer. Lembrando sempre no mise-en-place (preparar a praça, cortar e descascar legumes, preparar os molhos e outros de acordo com sua previsão de venda).





2 - Onde compro os ingredientes para a preparação dos pratos (Supermercado, Atacadista, direto, Ceasa)?

R - Se tiver consumo para atacado será melhor, porem em um estudo que fiz para os restaurantes, que trabalhei a 120 km de São Paulo. Confesso que não mudou muito os valores atuais, constatei uma economia de 43% que era viável a compra no Ceasa, exige tempo e o horário bom é na madrugada,fui pessoalmente fazer as compras se tiver um colaborador de confiança ótimo, compre para 20 dias.


3 - O que preciso ter no mínimo para abrir um restaurante em equipamentos.

R - Faça o cardápio e veja qual os equipamentos precisa para o preparo, de repente só o básico.



4 - O que preciso saber antes de abrir um restaurante?

R - Dedicação e infelizmente no começo 1º Deus 2º restaurante depois a família, (pelo menos até você se sentir seguro) não é só planejar, é participar. Cliente não quer só qualidade no produto, eles querem confiança no restaurante e serem personalizado no atendimento pra isso tem que ser com a presença de alguém para carimbar e (o carimbo que falo é respeito, investimento direto no cliente como paciência com as criticas e não cobrar o prato se não saiu conforme o esperado, cordialidade na entrada e na saída ou adapte uma forma para seu publico para não ser agressivo com exageros você vai saber se você conhece os costume de sua cidade ou de seu publico) eles gostam de ser cumprimentado e saber como esta o prato que ele escolheu ou que você sugeriu ou seu colaborador, através do proprietário ou do representante da casa ( representante que tenha todo esse perfil e você assista de longe). Procure um contador de sua cidade verifique as exigências local.



Agora só fazer um curso do SENAC esses módulos de 30 dias ou semana para gerencias ligado ao setor de alimentos e bebidas, depois não seis sua formação mesmo superior aposto que se fazer o Aprender Empreender do SEBRAE vai te ajudar a permanecer neste negocio por mais tempo.

Um comentário:

  1. ola, gostaria de tirar uma duvida, pois tenho um restaurante, e queria saber se existe alguma coisa para se colocar na cozinha para se diminuir o calor, pois temos fogao industrial, forno industrial e um fogao a lenha, e o calor eh muito, o que pode ser feito para que diminua

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